sábado, 23 de maio de 2015

Obediência a Deus = Vida fácil! #sqn

Olá gente amada!
Graça e Paz!

Dia desses estava eu passeando pelo Facebook, e me deparei com a seguinte imagem:
Foto: Internet

Isso me colocou pra pensar. Tipo, muito mesmo! Fiquei pensando em quantos de nós somos filhos rebeldes, quantas vezes nós passamos a nossa vontade acima da vontade de nosso Pai do Céu... A desobediência começa sempre com “eu quero”. Quando nós colocamos o “eu quero” acima de tudo, nós corremos o risco de nos tornamos não só egoístas, mas também de perder a virtude autêntica dos cristãos: a obediência. Santa Faustina Kowalska, mestra da misericórdia Divina, disse que “o demônio pode ocultar-se atrás do manto da humildade, mas não pode vestir o manto da obediência”. Que ensinamento precioso esta grande santa nos dá. Assim como sabemos que o diabo é o pai da mentira, não precisamos de teste de paternidade para saber de quem veio a desobediência.

Na história da Criação, este é o motivo pelo qual Lúcifer foi expulso (majestosamente expulso por São Miguel Arcanjo! YEAH! YEAH! Cf. Ap 12, 7-12). Lúcifer se rebelou contra Deus, e fez como esses filhos pirracentos e desobedientes que vemos por aí, que resolvem fazer tudo ao contrário daquilo que os pais pedem, só para irritá-los. Pois é. Deu certo. Ele foi banido do Céu e levou com ele mais uma penca de anjos rebeldes sem causa. E por não conseguir atingir diretamente a Deus, o diabo faz isso indiretamente. Como? Por meio de nós. Ele nos tenta, nos incita a sermos como ele é: rebeldes e desobedientes. Ele tentou nossos primeiros pais, Adão e Eva (cf. Gn 3, 1-19), e os frutos daquela desobediência nós colhemos até hoje. Não fosse pelo Amor Misericordioso de Deus, seu Filho Jesus Cristo, estaríamos todos condenados. Jesus nos deu a chance de reatar o laço filial que temos com Deus. Foi a Sua obediência a vontade do Pai que nos abriu a porta do Céu, que havia sido fechada pela desobediência de Adão e Eva. Por isso Santa Catarina de Sena nos escreveu: “A chave da obediência abriu a porta do Céu. Com a chave da desobediência abres o inferno”.

Obediência, segundo o dicionário Aurélio, significa “sujeitar-se à vontade de outrem. Estar sujeito. Não resistir; ceder. Cumprir. Executar. Estar ou ficar sujeito. Executar ordens”. E assim surge a “dúvida da vida”: “Mas nós não somos livres? Onde fica o livre arbítrio nessa história de ‘sujeitar-se à vontade de outrem’?” Eu posso te explicar o que eu compreendi há pouco tempo atrás: Deus nos dá o livre arbítrio. Essa é uma verdade, nós escolhemos o que queremos fazer e o que fazemos ou deixamos de fazer. Fato. Se eu, neste exato momento, quiser ir ao mercado, pegar todo o chocolate que eu conseguir carregar e sair sem pagar, eu posso. Sim, eu posso. O que provavelmente vai acontecer é que o funcionário/dono do mercado vai chamar “os homi” pra me prender por furto, afinal, eu como cidadã e habitante brasileira que sou, estou sujeita às leis do meu país. Eu posso até descumpri-las, mas terei que arcar com as conseqüências. E assim como o Brasil não é “terra sem lei” (pelo menos no papel), seguir a Jesus também não é bagunça. Deus não mente. Ele nos dá o livre arbítrio, nós podemos escolher se vamos segui-Lo ou não. Mas, como eu disse: Deus não mente. Se você optar por segui-Lo, também haverá Lei, e também sofreremos as conseqüências ao descumpri-la. Em Sua Sagrada Palavra, Deus deixa claro que para alcançarmos o Céu, existem certas coisas que nos convém, outras não. Coisas que devemos fazer, e outras que devemos evitar e até mesmo repudiar. Isso não está escondido de ninguém. Deus é claro, e nós podemos dizer “sim” ou “não” para oferta de seguimento que Ele nos faz.

Há uma passagem no livro de Eclesiástico que expressa bem as “dificuldades” que encontramos no caminho de Deus. Vejam o quão claro e sincero Deus é conosco:

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;
humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,
sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.
Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.
Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. 
Põe tua confiança em Deus e Ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. 
Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais;vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. 
Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria.Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. 
Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. 
Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada? 
Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram. 
Ai do coração fingido, dos lábios perversos, das mãos malfazejas, do pecador que leva na terra uma vida de duplicidade; 
ai dos corações tímidos que não confiam em Deus, e que Deus, por essa razão, não protege; 
ai daqueles que perderam a paciência, que saíram do caminho reto, e se transviaram nos maus caminhos. 
Que farão eles quando o Senhor começar o exame? 
Aqueles que temem o Senhor não são incrédulos à sua palavra, e os que o amam permanecem em sua vereda. 
Aqueles que temem o Senhor procuram agradar-lhe, aqueles que o amam satisfazem-se na sua Lei. 
Aqueles que temem o Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dele. 
Aqueles que temem o Senhor guardam os seus mandamentos, tem paciência até que ele lance os olhos sobre eles, 
dizendo: “Se não fizermos penitência, cairemos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens”, 
pois a misericórdia dele está na medida de sua grandeza.”
(Eclo 2)

Disse, repeti, e repito de novo: Deus não mente! Ele não nos engana dizendo que se seguirmos seu caminho, se seguirmos O Caminho que é Jesus, se o adorarmos, se vivermos o Evangelho, vamos ter moleza em nossa vida. Pelo contrário, Ele nos alerta: “Prepara tua alma para a provação”. Quer moleza, meu filho? Brinca com amoeba! Porque seguir a Deus não é mole, não. Porém, a recompensa é certa! Nenhum daqueles que confiou no Senhor foi confundido. Ninguém que nEle se abrigou ficou desamparado. É nEle que está a verdadeira liberdade. Não essa liberdade ilusória de que podemos fazer de tudo, e aí optamos por coisas que aparentemente são boas, mas na realidade são más. Coisas que nos viciam, nos escravizam, e geralmente não gostam de assinar nossa carta de alforria depois. É necessário muita, muita luta pra se libertar... Mas com Deus é diferente. Quando, por livre escolha, optamos por servi-Lo, nos tornamos cada vez mais livres.


Foto: Internet

“Quem se abandona totalmente nas mãos de Deus não se torna um fantoche de Deus, alguém conscientemente aborrecido; ele não perde a sua liberdade. Somente quem confia em Deus totalmente encontra a verdadeira liberdade, a grande e criativa vastidão da liberdade do bem. Quem recorre a Deus não se torna menor, mas maior, porque graças a Deus e juntamente com Ele se torna grande, divino, verdadeiramente ele mesmo”.
(Papa Emérito Bento XVI, 08/12/2005)

É a Verdade de Deus que nos liberta (cf. Jo 8, 32). E a Verdade é só uma: Jesus Cristo! “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). Se aprendermos dEle a obediência, o temor a Deus, a retidão, a humildade, a misericórdia, a mansidão, seremos realmente felizes, realmente livres. Parafraseando a música da Comunidade Shalom (), somente "presos" a Jesus seremos livres de verdade. Porque a obediência a Deus não nos traz vida fácil, mas traz Vida Eterna! E isso vale qualquer esforço.

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário